05/02/13 - Detentos protestam pelo direito de ver os seus filhos


A notícia de mudança nas regras de visitação do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim, na Grande BH, provocou confusão entre os detentos que se recusaram a voltar para a cela, após o banho de sol. A unidade possui cerca de mil presos.
O tumulto ocorreu por volta das 11h40 desta segunda-feira (4) na unidade enquanto alguns detentos estavam em um pavilhão tomando banho de sol. O Comando de Operações Especiais (Cope) precisou intervir na unidade para controlar os detentos. Detentos que estavam dentro da unidade prisional, em suas celas, colocaram fogo em colchões causando chamas. Agentes penitenciários controlaram o fogo.
Apesar disso, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Administração Prisional, a administração conversou com os detentos e conseguiu reverter a situação. A Seds desmentiu que estejam sendo planejadas alterações nas regras de visitação. A notícia que chegou até os presos seria que as crianças não poderiam mais fazer visitas. Preocupados com a possibilidade de não verem seus filhos, eles protestaram.
Horas após o término da manifestação dos presos, a confusão passou para fora do presídio. Quando algumas viaturas do Comando de Operações Penitenciárias da Suapi (Cope) saíram com alguns detentos que seriam transferidos da unidade, familiares fizeram uma corrente humana e cercaram o carro. Novamente a situação ficou tensa. Os agentes desceram das viaturas com arma em punho e chegaram a dar tiros com balas de borracha. Bombas e efeito moral e spray de pimenta também foram usados.

Fonte: Hoje em dia e Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário